Seta Notícias

Embaixador da Guiné-Bissau visita Emprofac

A EMPROFAC recebeu hoje a visita do Embaixador da Guiné-Bissau, Sua Excia Sr. Mbala Alfredo Fernandes. A visita consistiu numa reunião de trabalhos onde foram abordados alguns aspetos do relacionamento já existente entre a EMPROFAC e empresas guineenses no âmbito da exportação de medicamentos. Discutiu-se também relacionamentos futuros no domínio das estruturas públicas de saúde da Guiné-Bissau, em particular com o CECOME. O Embaixador disponibilizou-se para apoiar qualquer iniciativa da EMPROFAC junto das entidades públicas guineenses.

A reunião foi seguida de uma visita guiada ao Armazém da Sede da EMPROFAC, onde o Embaixador pôde ver de perto o funcionamento da Unidade Logística da empresa.

Reunião de trabalho com o INPS

A Emprofac recebeu hoje uma delegação do INPS chefiada pela sua PCA, Dr.ª Orlanda Ferreira e constituída ainda pela Administradora Dr.ª Helena Mendonça e pelo Diretor das Prestações Dr. Marco Aguiar. A reunião de trabalho teve em vista a análise de assuntos de interesse comum para as duas empresas, em particular os dossiers relativos ao fracionamento dos medicamentos e questões ligadas à etiquetagem dos medicamentos.  No final do encontro realizou-se uma visita ao armazém da empresa.

Delegação da EMPROFAC de visita às Ilhas Canárias

Uma delegação da EMPROFAC, composta pelas Administradoras Executivas Melina Veiga e Ana Ribeiro encontra-se nas Ilhas Canárias para uma visita de trabalho aos distribuidores do setor farmacêutico naquelas ilhas. O objetivo é o de conhecer a realidade ao nível da distribuição farmacêutica nessas ilhas que, tal como Cabo Verde, integram a região da Macaronésia, sendo de todas, a mais populosa. Outrossim, a proximidade das ilhas, uma maior acessibilidade em termos de transportes, aéreos e marítimos, constituem vantagens que poderão ser potencializadas.

Na província de Tenerife visita a COFARTE - Cooperativa Farmacêutica de Tenerife, que atende a cerca de 385 farmácias das ilhas de Tenerife, La Gomera, La Palma, e El Hierro.

Em Gran Canária visitará os armazéns da Sociedade Cooperativa Farmacêutica – COFARES, empresa sediada em Espanha, com abrangência internacional e com a qual a Emprofac já tem relações comercias, no âmbito dos concursos públicos de aquisição de medicamentos e outros produtos farmacêuticos.

Ainda na ilha de Gran Canária visitará a COFARCA – Cooperativa Farmacêutica Canária, que atende as farmácias da Província de Las Palmas, que compreende as Ilhas de Gran Canária, Fuerteventura e Lanzarote.

 

Formação em Segurança Saúde no Trabalho

Teve início ontem, dia 30 de Outubro, a Formação sobre «Segurança Saúde no Trabalho - Primeiros Socorros – Combate a Incêndio». Esta formação de 30 horas pretende dotar os trabalhadores de melhores conhecimentos e prática sobre as Técnicas de SST (Segurança e Saúde no Trabalho), Primeiros Socorros e Combate a Incêndio, mostrando-lhes a forma correta de agir quando ocorrem situações de emergência, decorrentes de acidentes graves, catástrofes ou calamidade.

Estas situações exigem rapidez, organização e a coordenação de forma a mitigar os efeitos das ocorrências, pelo que é necessário ter uma equipa capaz de dar uma resposta, a mais adequada possível, no quadro de uma emergência.

Com esta formação espera-se qualificar os trabalhadores afetos à Unidade de Logística da Sede, nesta primeira fase, contribuindo para que se sintam mais seguros e saibam como agir, em situações de emergência.

 

EMPROFAC e IEFP concordam assinar Protocolo do PEP

Uma delegação do IEFP chefiada pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Dr. Paulo Santos, e integrada ainda por vários quadros desse Instituto, teve uma reunião de trabalho hoje na EMPROFAC com o intuito de discutir com a empresa farmacêutica um protocolo de cooperação no domínio dos estágios profissionais. No referido encontro solicitado pela EMPROFAC, o Presidente do Conselho de Administração, Dr. Gil Évora, manifestou o interesse da empresa em aderir ao PEP (Programa de Estágios Profissionais), com o intuito de dar vazão às várias solicitações de estágio e emprego feitos à empresa regularmente, em particular na área farmacêutica.

Durante a reunião foi apresentada a plataforma de estágios profissionais que funciona online e os técnicos do IEFP forneceram todas as explicações sobre o seu modo de funcionamento.

A EMPROFAC confirmou o seu interesse em aderir ao referido Programa e ficou programada a assinatura do referido Protocolo para o mês de Novembro.

Auditoria APCER marca início processo certificação

A Emprofac iniciou na passada segunda-feira o seu processo de certificação segundo o referencial normativo ISO 9001:2015 com uma Auditoria de Concessão de 1ª fase. A referida Auditoria que esteve a cargo da empresa portuguesa APCER visa a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade.

Espera-se que com este processo a empresa conheça vantagens organizacionais no desenvolvimento dos seus processos, entre os quais importa referir a melhoria da capacidade de fornecer de forma consistente, produtos e serviços que satisfaçam tanto os requisitos dos clientes como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis. Para além disso a Emprofac espera orientar o seu foco no aumento da satisfação do cliente, captando novos clientes, fidelizando-os,  melhorando a confiança na empresa e nos seus processos.

A Auditoria da 2ª fase terá lugar já nos finais do mês de Novembro.

 

 

 

Acção de Formação: “Diabetes Mellitus- A doença do século”

A Emprofac, em conjunto com o seu Parceiro, Quilaban, realizou mais uma ação de formação dirigida às Farmácias, desta vez, com o tema: “Diabetes Mellitus- A doença do século”.

O objetivo desta ação é formar os Farmacêuticos e prepará-los para que possam dar a assistência necessária aos utentes, alertando-os para os principais fatores de risco no desenvolvimento da Diabetes Mellitus, aconselhar a adoção de um estilo de vida saudável e mostrar a importância do autocontrolo da doença.

O painel desta ação englobou uma componente teórica que consistiu na apresentação de fatos e números, definições e diagnóstico, classificações, complicações, terapêutica e autocontrolo.

A componente prática consistiu em demonstrações e correta utilização do dispositivo de autocontrolo da marca Element NEO, fornecido pela Quilaban.

A Quilaban – Química Laboratorial Analítica, Lda é uma empresa especialista no desenvolvimento  e distribuição de produtos de saúde, que conta com vários anos de experiência na área do Diagnóstico (Imuno-Hemoterapia, Imunologia, Biologia Molecular, etc.), medicamentos, dispositivos médicos, produtos de ortopedia, ortoprotesia, consumíveis clínicos, entre vários outros.

Esta foi a segunda ação de formação promovida pela Emprofac, no quadro de várias ações previstas para as Farmácias nos próximos meses.

Veja as fotos em: https://www.facebook.com/emprofac/photos/a.2208998262687755/2208998716021043/?type=3&theater

 

Emprofac e Cermi assinam contrato para assessoria na área dos sistemas fotovoltaicos

A Emprofac e o Cermi, na pessoa dos seus Presidentes do Conselho de Administração, respetivamente Gil Évora e Luís Teixeira, assinaram hoje um contrato para assessoria na área dos sistemas fotovoltaicos. A Emprofac, dentro da sua política de preservação do ambiente e de redução de custos energéticos em pelo menos 50%, optou pela instalação de um sistema solar fotovoltaico de produção de energia elétrica para autoconsumo em regime de microprodução. Instalação essa que será feita na sua Sede em Tira Chapéu e na sua delegação de Barlavento, sita em Mindelo.

O contrato com o Cermi visa a assessoria à Emprofac em todo o processo de instalação do referido sistema e engloba não só o levantamento, análise, tratamento dos dados para a conceção do projeto, como também a elaboração dos TDR do concurso público já lançado, a assessoria ao júri do mesmo, o acompanhamento e controlo da receção dos equipamentos e materiais de obra, a fiscalização durante a execução da instalação do sistema solar voltaico e, por último, o acompanhamento nos testes de arranque e comissionamento do sistema fotovoltaico instalado. 

Concurso Restrito Equipamentos de Movimentação de Carga

Visando a melhoria das suas condições operacionais à nível das unidades de logística, a EMPROFAC, Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, SARL, anuncia  concurso restrito para aquisição de equipamentos de movimentação de cargas, conforme as especificações técnicas elencadas no convite e caderno de encargos, em anexo.

Obs: Alteração dos prazos de entrega dos bens objeto do referido procedimento, após adjudicação

Convite

Caderno de Encargo

Concurso Público: Aquisição de Sistema Fotovoltaico

Visando contribuir para a economia energética, redução dos custos com eletricidade e para o desenvolvimento sustentável do país, a EMPROFAC - Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, SARL, lança concurso para a aquisição de um Sistema  Solar Fotovoltaico para o armazém e bloco administrativo sediados na Ilha de Santiago, conforme as especificações técnicas elencadas nos TdR – Termos de Referencia.

OBS: Publicação dos seguintes documentos referentes ao  concurso público nacional visando a Concepção, fornecimento, instalação e comissionamento de sistema solar fotovoltaico 70kwp, com prorrogação do prazo de apresentação das propostas.

“Somos a informar da prorrogação dos prazos para apresentação das propostas para 31 de Outubro , visando a Concepção, fornecimento, instalação e comissionamento do sistema solar fotovoltaico 70kWP, atendendo ao atraso na formalização das respostas aos pedidos de esclarecimentos, conforme previsto na alínea 5.7 do programa de concurso público nacional .

Encontre aqui os documentos do Concurso:

Anuncio de Concurso de Público Sistema Fotovoltaico

Programa de Concurso Público Sistema Fotovoltaico

Caderno de Encargos Sistema Fotovoltaico

Termos de Referência Sistema Fotovoltaico