Seta Notícias

Iniciaram-se os trabalhos de consultoria tendo em vista a privatização

Teve lugar no dia 12 de setembro, na sala de reuniões da Emprofac a primeira reunião entre a equipa de consultores da Ernst & Young que está a realizar os trabalhos de consultoria tendo em vista a privatização da Emprofac, a UASE e os dirigentes da empresa. Esta foi uma reunião de contextualização de “kick off” dos trabalhos com os “stakeholders” e teve em vista obter um conhecimento da empresa, do sector, e auscultar as opiniões sobre a matéria.

Recorde-se que no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros 87/2017 de 03 de Agosto que determina a agenda de privatizações, concessões e parcerias publico-privadas,  foram lançados dois concursos com o objetivo de :

i) auxiliar o Governo na avaliação de ativos e potencial de negócios da EMPROFAC

 ii) auxiliar a equipe do Governo na definição do melhor modelo de privatização para a EMPROFAC,

Durante a reunião também foram analisadas as opções considerando suas ações na INPHARMA, e os impactos de cada cenário, considerando as perspetivas de crescimento da indústria interna e externamente, considerando todos os principais aspetos do setor como acessibilidade, qualidade e segurança.

Assinatura de protocolo de cooperação entre EMPROFAC e INPS

A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (EMPROFAC) assinou, no dia 10 de setembro, um protocolo de colaboração com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). As assinaturas foram rubricadas pelo Presidente do Conselho de Administração da EMPROFAC, Doutor Fernando Gil Évora e pela Presidente da Comissão Executiva do INPS, Doutora Orlanda Ferreira.

Este protocolo visa, formalizar um conjunto de procedimentos que já se vem realizando entre as duas instituições, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos Cabo-Verdianos.

Neste sentido cabe à EMPROFAC, a responsabilidade de disponibilizar informações que de forma institucional, favoreçam o desempenho do INPS com qualidade, para que a satisfação dos beneficiários seja realizada, ou seja, integrar ao Sistema de Informação da Previdência Social (SIPS), a lista de medicamentos comercializados e comparticipados, a usar as mesmas designações e nomenclaturas aprovadas pelo Governo.

O PCA Fernando Gil Évora afirma “É com muito gosto que a EMPROFAC se associa a este campo de cooperação, com o objetivo de promover o desenvolvimento da saúde em Cabo-Verde. O INPS poderá contar com a EMPROFAC no desenvolvimento das atividades diárias” .

EMPROFAC recebe visita do Secretário de Estado do Comércio e Indústria de São Tomé e Príncipe

A EMPROFAC recebeu, no dia 28 de agosto, a visita do Embaixador de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde, Carlos Gomes, que esteve acompanhado do Secretário de Estado do Comércio e Indústria de São Tomé e Príncipe, Eugénio Graça, do Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, Jorge Correia e do representante do Ministério da Agricultura – Diretor de Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica, Xavier Mendes.

Com objetivo de dar a conhecer os principais desafios da EMPROFAC na procura de parceiros e diversificação do mercado de importação, a visita permitiu que a equipa de São Tomé e Príncipe conhecesse in loco a empresa cabo-verdiana em toda a sua estrutura física, passando pelos seus mecanismos de chegada e conservação dos produtos. 

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde querem incrementar novas parcerias de cooperação, permitindo a exportação dos produtos comercializados pela EMPROFAC para o mercado deste país amigo, tanto para as suas empresas públicas como para as privadas.

Importa lembrar que no passado a EMPROFAC exportava medicamentos para São Tomé e Príncipe.

Outro aspeto importante que esteve em discussão durante essa visita foi a possibilidade de a companhia cabo-verdiana transportar os produtos farmacêuticos para São Tomé e Príncipe.

 

EMPROFAC reúne-se com delegação do SISCAP

Uma delegação do SISCAP chefiada pelo seu Secretário Permanente Joaquim Martins, e composta ainda pelo membro António Delgado, teve uma reunião de trabalho com a Emprofac, representada pelo seu PCA, Dr. Fernando Gil Évora e pela Chefe do Departamento dos Recursos Humanos, Dra. Ana Lopes. Em cima da mesa estiveram vários assuntos como o Acordo Coletivo de Trabalho, a actualização salarial, o prémio de produtividade e a situação laboral da empresa de uma forma geral. A reunião decorreu num ambiente franco e cordial.

Ação de proximidade Corine de Farme

Neste final de semana a Emprofac promoveu a divulgação dos produtos solares da Corine de Farme (protetores, bronzeadores e aftersun) nas praias Prainha e Kebra canela, situadas na cidade da Praia.

O intuito da ação foi levar ao público das praias mais informações e conscientização sobre a importância de proteger e cuidar da pele antes, durante e após a exposição ao sol, bem como dar conhecer as novas opções que o mercado dispõe para o verão.

Estivemos na praia da Prainha no dia 16/08/019 no período da tarde e na praia de Kebra canela no dia 17/08/19 pela manhã, onde contamos com a parceria dos restaurante Linha d’água e Osteria n.3 respetivamente, para abordar e conversar com os banhistas e visitantes das praias.

EMPROFAC encontra-se com a Octapharma

O encontro com o Dr. Eduardo Marques, Diretor Geral, e a Dra. Alexandra, teve por objetivo uma apresentação da empresa e uma abordagem conjunta com vista a uma possibilidade de parceria entre as duas empresas.

A Octapharma é uma empresa fundada em 1983 com o objetivo de encontrar e desenvolver as melhores soluções tecnológicas para responder aos problemas das  proteínas humanas derivadas do sangue ou plasma e, em especial, as que se destinam a tratar a hemofilia.

Já foi um fornecedor da Emprofac, no passado, e presentemente os seus produtos têm sido fornecidos através de outros distribuidores. São produtos como a albumina humana, os fatores de coagulação VIII e XIX, imonoglobulina humana.

Para além destes, pretendem disponibilizar no nosso país novas alternativas terapêuticas, que por enquanto não fazem parte da lista nacional de medicamentos, mas que vão ser apresentadas à classe médica nacional, como a imonoglobolina subcutânea, o complexo de plotrombina, ect.

Durante o encontro foram ainda abordados outros aspetos, como a politica de comercialização da referida empresa, modalidade de pagamento, prazo de validade dos produtos e prazo de disponibilização das encomendas, etc.

EMPROFAC encontra-se com a Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos

No dia 1 de Agosto, voltaram a estar reunidas a Emprofac, a Ordem dos Farmacêuticos representada pela bastonária Dra. Marcília Fernandes e a Ordem dos Médicos de Cabo Verde, representada pela Dra Gisele Modesto, oportunidade em que a Emprofac, enquanto distribuidora de medicamentos e outros produtos de saúde, pôde dar a conhecer os mais recentes desenvolvimentos em matéria de abastecimento, assegurando o cumprimento da sua missão.

 

As Ordens profissionais presentes congratularam-se com as informações prestadas e a melhoria da comunicação, pela disponibilização de informações fidedignas aos profissionais enquanto veiculos de comunicação com a população.

Emprofac patrocina tratamento dentário a crianças da cidade do Tarrafal

No âmbito do seu programa de responsabilidade social, a Emprofac irá financiar a clínica dentária Godente com alguns equipamentos para a prestação de serviços dentários a seis crianças de Tarrafal de Santiago que participaram na feira de saúde infantil realizada no mês de junho naquela cidade.

A saúde oral é um fator determinante para a saúde e qualidade de vida, principalmente das crianças, dadas as suas implicações no nosso bem-estar e no relacionamento com terceiros. Uma boca saudável facilita não só o bem-estar como a comunicação e interação com os outros. 

Assinatura de protocolo de cooperação entre a EMPROFAC e o grupo BellsMed

A EMPROFAC assinou no dia, 29 de julho, um protocolo de cooperação com o Grupo BellsMed ( indústria de comércio e produtos médico-hospitalares), na sede da EMPROFAC, na cidade da Praia.

O acordo de cooperação que foi assinado pelo representante da EMPROFAC, o presidente do conselho administrativo Fernando Gil Évora, e pelo representante do Grupo BellsMed, o administrador Adolfo Humberto da Silva , tem como objetivo estabelecer formas e mecanismos com vista à obtenção de sinergias de modo a melhorar a gestão das necessidades em termos d emateriais ede osteossíntese e outros produtos de saúde e ações de formação e capacitação. 

Neste âmbito, o Grupo BellsMed disponibiliza-se a responder celeremente às solicitações da Emprofac relativamente aos produtos do seu portfólio que constituam necessidades do mercado cabo-verdiano e dos dois hospitais centrais do país, do Hospital Agostinho Neto e do Hospital Batista de Sousa. 

De realçar que com a assinatura deste Protocolo, a Emprofac visa diversificar a sua rede de fornecedores de materiais médicos, dotar o País de mais soluções internas a nível da orto-traumatologia e contribuir também para a diminuição das evacuações do foro traumatológico para o exterior.

Confira as fotos da assinatura do protocolo

 

Encontro com as clínicas privadas de sotavento

No dia 19 de julho, pelas 16 hrs, a EMPROFAC realizou o 1º encontro com as clínicas privadas de Sotavento, nas suas instalações. O encontro teve formato de conversa aberta com o Conselho de Administração, seguindo-se uma visita às instalações da empresa para que se pudesse conhecer o circuito de armazenamento e distribuição de produtos farmacêuticos e medicamentos do país.

O objetivo deste encontro era conhecer as necessidades em termos de produtos farmacêuticos e de equipamentos e outras preocupações das clínicas privadas, pretendendo reunir os intervenientes responsáveis pelas instituições privadas que cuidam da saúde de muitos cabo-verdianos.

 

Confira aqui as fotos e o vídeo do encontro