Seta Notícias

#FIQUEEMCASA

Neste momento de muita ansiedade, recomenda-se sobretudo: 1. Isolamento social; 2. Reforçar na higienização em geral, das mãos, da sua casa, do seu estabelecimento e das superfícies sujeitas a toque frequente (balcões de atendimento, telefones, maçanetas, torneiras, interruptores, autoclismos, corrimãos, etc.); 3. Evitar contatos físicos e as formas habituais de saudações: aperto de mãos, beijos e abraços; 4. Respeitar a distância recomendada de 1,5m entre si e os outros; 5. Evitar levar as mãos ao rosto, em especial aos olhos, nariz e boca; 6. Combater a ansiedade e o descontrolo emocional; 7. Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (use o cotovelo ou lenços de papel que deve deitar imediatamente num caixote de lixo com tampa após utilização); 8. Privilegiar o pagamento com cartão Vinti4 em vez de dinheiro; 9. Proteger os grupos mais vulneráveis: pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas e crianças; 10. Estar atento à sintomatologia do COVID-19 (febre, tosse ou dificuldade respiratória, etc.) no próprio ou nos seus conviventes. Se apresentar estes sintomas, por favor ligue para a LINHA VERDE: 800 11 12; 11. E o mais importante: #fiqueemcasa

Comunicado: Medidas de Contingência da EMPROFAC

 

O novo cenário perante a pandemia COVID-19 obriga-nos a todos a seguir as orientações dos organismos de saúde e o Plano de Contingência Nacional aprovado pelo Governo de Cabo Verde.

De forma a prevenir e reduzir os riscos de contágio pelo COVID- 19, que representa uma ameaça crescente ao país, a EMPROFAC, de forma a poder continuar a cumprir com a sua missão, adotou medidas específicas, procurando sempre manter a eficácia e eficiência dos seus serviços. 

O conjunto de medidas preventivas adotado está totalmente alinhado com as orientações emanadas pelas autoridades competentes e reúne diretrizes no sentido de minimizar os efeitos da propagação da doença junto dos Colaboradores e Clientes, assim como na limitação do impacto negativo sobre a sociedade:

 

  1. Tendo em conta a conjuntura internacional, estão sendo desenvolvidos esforços conjuntos com outras instituições ligadas à saúde e com o próprio Governo de Cabo Verde para o reforço no stock de produtos essenciais para combate e prevenção: material de proteção (máscaras, luvas), álcool gel, medicamentos e suplementos.

 

  1. Reforço na limpeza e desinfeção dos espaços, áreas e superfícies de risco como: receção da empresa, balcões de atendimento, viaturas de transporte, caixas e equipamentos de entrega com desinfetantes e soluções à base de álcool.

 

  1. Disponibilização de álcool-gel em vários pontos da empresa para uso dos Colaboradores e Visitantes.

 

  1. Sensibilização dos Colaboradores para adoção de práticas recomendadas para a prevenção da infeção pelo COVID-19, incluindo a afixação e disponibilização de material informativo sobre a prevenção e combate, comunicação interna permanente, informação e promoção de saúde e disponibilização de um kit composto por álcool-gel, máscaras, entre outros produtos de prevenção.

 

 

A EMPROFAC permanecerá aberta e a funcionar no horário habitual. Contudo, para a proteção dos Colaboradores e Clientes, serão implementadas medidas adicionais:

 

  • Imposição de um limite máximo de Visitantes em simultâneo na área de receção da empresa.

Os demais Visitantes são aconselhados a aguardar pacientemente a sua vez na parte exterior, mantendo uma distância mínima de segurança entre si (1,5 mts);

 

  • Limitação da circulação de pessoas estranhas na empresa, com destaque à limitação da entrada de pessoas nos Armazéns da empresa, devendo, os Clientes que vem fazer levantamento das suas encomendas, receber a sua encomenda na área exterior ao Armazém;

 

  • Adoção de restrições adicionais, tais como o trabalho remoto, teletrabalho e rotatividade das equipas de algumas áreas da empresa para diminuir o n.º de pessoas a circular nas instalações da empresa.

 

 

 

Aproveitamos para chamar a atenção para algumas BOAS PRÁTICAS a adotar pelos nossos Clientes, recomendando o seguinte:

 

  1. Privilegie o contato telefónico ou através de email com os nossos operadores da área comercial;

 

  1. Privilegie as transferências bancárias na liquidação de faturas e envio dos comprovativos via email;

 

  1. Caso tenha de fazer o pagamento presencial, evite o manuseamento de dinheiro e prefira os pagamentos com cartão, seguindo as orientações dadas pelo(a) nosso (a) Tesoureiro (a);

 

  1. Recorra às instalações da EMPROFAC em caso de absoluta necessidade, em especial se está inserido num grupo de risco (idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistema imunitário enfraquecido);

 

  1. Colabore com a medida de limitar o número de pessoas dentro das nossas instalações, e nas orientações dadas para o levantamento das encomendas nos nossos Armazéns;

 

 

 

  1. Agradecemos especial colaboração das Farmácias no sentido de:

 

 

  • Cumprimento dos horários para submissão de suas encomendas, lembrando que, quanto mais cedo for submetida a encomenda, melhor conseguiremos cumprir com os horários estipulados;

 

  • Tendo em conta o cenário atual, a EMPROFAC apela à necessidade de as Farmácias reforçarem o stock dos produtos com maior rotatividade, garantindo assim um stock de segurança;

 

  • De igual forma, a EMPROFAC recomenda aos seus Clientes a fazerem a organização dos seus pedidos, evitando ao máximo o envio de várias encomendas durante o dia, sob o risco de pôr em causa o cumprimento dos horários de entrega, com prejuízo para outros Clientes;

 

  • Criação de condições para receber as encomendas à porta do estabelecimento, protegendo assim os nossos Colaboradores afetos à área de entregas;

 

 

 

Estas medidas de prevenção devem ser aplicadas e assimiladas com o espírito de prudência e responsabilidade que a todos se exige neste momento.

 

Juntos conseguiremos combater a propagação do vírus e ultrapassar esta ameaça, protegendo os nossos Colaboradores, Clientes, Parceiros e respetivas famílias.

 

     

      Aceda ao documento em formato PDF

 

 

 

EMPROFAC e CENORF assinam Protocolo de Cooperação

A EMPROFAC e o CENORF, Centro Nacional Ortopédico e de Reeducação Funcional, assinaram hoje um Protocolo que visa apoiar o processo de produção e manutenção de próteses, ortótese e fisioterapia aos pacientes submetidos ao tratamento ortoprotésico. 

Com base no interesse recíproco dessas duas instituições para desenvolver ações que contribuam para a melhoria de assistência a pessoas com deficiência, as partes celebraram entre si este Acordo de Parceria no valor de 240.000 ECV (duzentos e quarenta mil escudos) em materiais necessários para o atendimento a utentes.

Este Protocolo tem a validade de um ano e foi assinado no âmbito da Responsabilidade Social da EMPROFAC que tem vindo a amparar vários projetos que promovam a inclusão social e a melhoria nas condições de saúde da população cabo-verdiana.

O CENORF tem por atribuição fundamental a prestação de serviços especializados em matéria de ortopedia e de reabilitação designadamente produção de aparelhos ortopédicos (próteses, ortóteses), reabilitação física e fisioterapia.

Após a assinatura do Protocolo, a equipa da EMPROFAC pôde visitar as instalações do Centro e conhecer de perto o trabalho que tem vindo a mudar a vida de muitas pessoas.

Veja as fotos deste ato em: https://www.facebook.com/emprofac/photos/pcb.2588022728118638/2588019018119009/?type=3&theater

Farmácias de Santo Antão passam a receber medicamentos em viatura climatizada

A partir da Direção Regional de Barlavento da EMPROFAC (Mindelo), de onde partem as encomendas para as ilhas de Santo Antão, São Nicolau e Sal, foi realizado hoje, dia 11 de março, a título experimental, o primeiro abastecimento às duas farmácias da ilha de Santo Antão em viatura própria com sistema de climatização.

Recorda-se que a EMPROFAC recentemente concluiu a renovação da sua frota que passou a dispor de viaturas com controlo de temperatura para a distribuição de medicamentos e outros produtos farmacêuticos às farmácias e hospitais, de forma a garantir o correto acondicionamento e transporte, conforme obriga as normas internacionais de Boas Práticas de Distribuição e Transporte de Medicamentos.

Depois das Farmácias da Praia, interior de Santiago e Mindelo, a partir desse momento, as Farmácias de Santo Antão passam a estar contempladas com entregas em viatura climatizada (que por sua vez seguirá dentro das embarcações que fazem a ligação marítima entre as ilhas de São Vicente e Santo Antão), garantindo assim a distribuição de medicamentos seguros, eficazes e de qualidade à população da ilha.

A saúde é um dos setores mais importantes do país e por isso, a EMPROFAC tem apostado na qualidade e na inovação, de forma a satisfazer as necessidades dos seus clientes e da população de Cabo Verde.

 

Visita de Estudo

Recebemos hoje a visita de alguns alunos do curso Técnico Auxiliar de Farmácia da M.A.C.V – Escola Técnica de Formação em Saúde e Educação (Polo da Assomada).

A visita teve o objetivo de proporcionar aos formandos melhores e variadas formas de aprendizagem, permitindo-lhes o contacto com o ambiente de trabalho das empresas da área. Os estudantes puderam observar o funcionamento da EMPROFAC, conhecer os seus vários departamentos, suas funções, processos e equipamentos.

Confira as fotos da visita em: https://www.facebook.com/pg/emprofac/photos/?tab=album&album_id=2584832621770982

Ação TrueLab™ - Biologia molecular ao alcance de todos os laboratórios

 

Através do nosso parceiro Quilaban, representantes do equipamento TrueLab™, foi ministrada uma formação sobre PCR em tempo real, com demonstração do equipamento TrueLab™ na Cidade da Praia e outra no Mindelo, tendo contado com a presença de cerca de 60 participantes.

A formação iniciou-se com conceitos de biologia molecular e culminou com a demonstração do equipamento de PCR em tempo real.

O TrueLab™ é uma tecnologia que veio simplificar a técnica de PCR em tempo real, permitindo reduzir o tempo de espera pelos resultados para apenas 1 hora. É robusto, fácil de manusear, com uma boa relação qualidade-preço e custo-benefício, e de elevada sensibilidade e especificidade. Além disso, a sua portabilidade surge como uma das outras vantagens deste equipamento, em particular para países que apresentam a descentralização geográfica dos serviços de saúde como um desafio, como é o caso de Cabo Verde. Sendo um meio de diagnóstico muito específico, pois trata-se da identificação de patologias através de amplificação do DNA/RNA dos agentes infeciosos, é assim considerado o método de diagnóstico do futuro.

A Quilaban estendeu assim os ciclos de formação Quilaban Academy a Cabo Verde e a experiência foi extraordinariamente positiva. As formações contaram com a participação de um público bastante heterogéneo e polivalente, desde estudantes de biologia molecular, colaboradores e gerentes de laboratórios de análises clínicas, e representantes das entidades públicas da área. Para a Quilaban foi gratificante contar com o voto de confiança dos participantes, experienciar o interesse dos diferentes profissionais em relembrar e/ou aprofundar os conceitos sobre a técnica de PCR e conhecer novas soluções no mercado.

A Quilaban acredita que esta solução será uma mais-valia no mercado cabo-verdiano e espera, em parceria com as demais instituições que prestam serviço ao público, disponibilizar brevemente esta tecnologia.

A Quilaban e a EMPROFAC agradecem a todos os participantes e comprometem-se a continuar a colaborar em mais ações de formação para trazer soluções de valor acrescentado ao mercado.

Veja as fotos das ações de Formação (Praia e Mindelo) em: https://www.facebook.com/pg/emprofac/photos/?tab=album&album_id=2584821991772045

Formação BIODERMA

Com o intuito de instruir os profissionais das farmácias sobre os benefícios dos produtos da marca BIODERMA, munindo-os de conhecimentos técnicos para um melhor aconselhamento de seus clientes, a EMPROFAC promoveu, em conjunto com a marca, uma ação de formação para os farmacêuticos e técnicos das farmácias da ilha de Santiago.

Recorda-se que a BIODERMA, marca internacionalmente conhecida, especialista e inovadora em cuidados dermatológicos, foi introduzida no mercado cabo-verdiano no início de 2019, distribuída exclusivamente pela EMPROFAC.

A BIODERMA posiciona-se como uma marca que coloca a Biologia ao serviço da Dermatologia, disponibilizando uma vasta gama de produtos e soluções biológicas que preservam a saúde e a beleza da pele.

Para conhecer os produtos da marca BIODERMA aceda ao link: https://www.bioderma.pt/produtos

Veja as fotos da formação em: https://www.facebook.com/emprofac/photos/pcb.2571008469820064/2570986696488908/?type=3&av=1456299497957639&eav=AfYebfMU_kUJUsfi_DjqW_O1neOOgcjcZ3m1jK3hW7AyowkELl54d6OX9XeVRQsVYo8PnUvchADuY0bi2ylIHFh6&theater

EMPROFAC beneficia Natal aos mais carenciados do bairro do Tira-Chapéu

A EMPROFAC apoiou o Grupo Juvenil Jovens Unidos, na organização da Festa de Natal às pessoas mais carenciadas do bairro do Tira-Chapéu

O Grupo Juvenil Jovens Unidos, com a missão de proporcionar dias alegres às pessoas (jovens e idosos) mais carenciadas do bairro do Tira-Chapéu, organizou a festa de Natal deste bairro no Largo da Capela do Tira-Chapéu. As atividades deste dia especial, contaram com um lanche, atividades lúdicas e ofertas de cestas básicas aos idosos.

A Emprofac beneficiou esta instituição no Natal de 2019, principalmente por ser o bairro onde está instalada a sua Sede, e querer contribuir para o bem-estar de todos durante a época festiva.

EMPROFAC oferece viatura ao Hospital Agostinho Neto

No dia 20 de dezembro, a EMPROFAC entregou ao Hospital Agostinho Neto uma viatura usada, de modelo Volkswagen Caddy,.

A EMPROFAC proporcionou este apoio ao Hospital Agostinho Neto, no âmbito das boas relações existentes entre estas duas instituições.

A viatura servirá para transporte de doentes dentro do Hospital.

 Para além da viatura foram oferecidos produtos na Sala de Parto a 40 crianças identificadas, o Kit 1º Bebé do Ano, Kit para mãe dos trigémeos e outros produtos para a ala de Pediatria.

Emprofac apoia Centro de Acolhimento Irmãos Unidos em São Vicente

No âmbito da sua Responsabilidade Social, a Emprofac tem vindo a apoiar várias instituições filantrópicas e associações carentes por todos os cantos do país. Aproveitando a quadra festiva, a Emprofac atribuiu um cheque no valor de 50.000 CVE para o Centro de Acolhimento Irmãos Unidos na zona periférica de Chã de Alecrim. É um projeto recente que visa consolidar-se como uma instituição de referência no domínio acolhimento, formação para cidadania e apoio à reinserção familiar e social de crianças em situação de risco a nível de São Vicente. Na Cidade do Mindelo, foram  identificadas de 2018 até agora, 44 crianças em situação de rua decorrentes do abandono parental, da pobreza, violência sexual e abuso de menores e a prostituição infantil, etc. O Centro de Acolhimento Irmãos Unidos em parceria com diversas instituições, têm trabalhado no sentido de minimizar esse problema, com as melhorias tímidas pelo grande número de crianças em situação de vulnerabilidade.

Este centro acolhe de momento um total de 10 indivíduos, entre crianças e adolescentes dos 13 aos 17 anos de idade e 1 jovens com 19 anos. Todos os integrantes do centro frequentam a escola e são acolhidos até atingirem a idade adulta, beneficiando de formação profissional para que sirvam de modelo a outros adolescentes! A Emprofac aproveita o ensejo para desejar a toda Equipa do Centro de Acolhimento Irmãos Unidos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!