Seta Quem Somos

 

A EMPROFAC (Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, SARL) é uma empresa de capitais públicos e referência no sector farmacêutico de Cabo Verde, sendo responsável por garantir a Importação, o Armazenamento, a Comercialização e a Distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos a todas as Farmácias, Hospitais e outras estruturas de saúde de Cabo Verde.

Sediada na Cidade da Praia, onde se concentram a maior parte dos Recursos Humanos da empresa, incluindo o Conselho de Administração, a EMPROFAC conta ainda com as instalações da DRB (Direção Regional de Barlavento)  na Cidade do Mindelo, de forma a garantir o abastecimento do mercado nacional.

A Emprofac assegura que a população de Cabo Verde tenha acesso a medicamentos seguros, eficazes e de origem certificada.

 

Seta A nossa História

Foi criada em Junho de 1979 com o propósito de dotar Cabo Verde de uma instituição capaz de produzir e abastecer o mercado com produtos medicamentosos e hospitalares. Um outro objetivo que levou as autoridades de então a criar a empresa, foi o de garantir a centralização das importações e a sua distribuição. Essa centralização visava assegurar a qualidade dos medicamentos importados e uma acessibilidade equitativa em todo o território nacional. Em Julho de 1979, época da sua criação, a EMPROFAC contava com um capital social de 14 mil contos (CVE).

Principais marcos históricos:

  • Em 1986, o capital social foi aumentado para 60 mil contos (CVE).
  • A partir de 1991, como o advento do programa de privatizações, a EMPROFAC passou por várias etapas de privatização parcial.
  • Em 1993, a sua atividade produtora foi transferida para os Laboratórios INPHARMA, empresa luso-cabo-verdiana cujo 40% do capital social pertence à EMPROFAC.
  • Em 1996, a EMPROFAC viu a sua atividade de comercialização a retalho ser transferida para o sector privado. As duas farmácias (uma na Praia e outra no Mindelo), bem como os cinco postos de venda que pertenciam à empresa foram alienados.
  • Em 1997, a EMPROFAC, empresa pública, foi transformada em Sociedade Anónima de capitais públicos, continuando a exercer, em regime de exclusividade, a sua atividade grossista no sector farmacêutico cabo-verdiano.
  • 2004: O capital social aumenta para 200 mil contos (CVE), mantendo-se igual até então.
  • 2013: Novo Logotipo e mudança de Imagem Corporativa.
  • 2013: Inauguração das novas instalações da Sede (Praia).
  • 2014: Inauguração das novas instalações no Mindelo, que pressupôs também a criação de um novo armazém com o triplo de capacidade.
  • 2016: Inauguração do novo Armazém na Sede da empresa na Praia, que vem completar o ciclo de renovações, procurando ampliar a capacidade de armazenamento da Emprofac, cumprir as normas internacionais de boas práticas de distribuição de medicamentos, melhorar o serviço prestado aos clientes e à população cabo-verdiana, tornar a empresa mais moderna e competitiva e melhorar as condições de trabalho dos colaboradores.