Seta O que fazemos

A EMPROFAC atua de acordo com o Regulamento de Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos aprovado em Março de 2016 que visa o estabelecimento das normas de distribuição de medicamentos, com a qual se pretende garantir a qualidade, a eficácia, a segurança e a acessibilidade aos medicamentos em ordem a assegurar um elevado nível de proteção da saúde pública.

A EMPROFAC é um importante agente no Sector Farmacêutico Cabo-Verdiano, sendo responsável pela:

 

Seta Importação

Apenas 30% dos medicamentos consumidos em Cabo Verde provém da produção nacional (INPHARMA - http://www.inpharma.cv/). Os restantes 70% são importados pela EMPROFAC. A Emprofac garante uma importação centralizada de produtos de qualidade e de origem certificada. 

Os principais mercados - origem são: Portugal, Brasil, Holanda e Reino Unido.

 

Seta Armazenamento

A Emprofac dispõe de dois armazéns, modernos e equipados, um na Cidade da Praia e outro no Mindelo.  Todas as obras de remodelação dos  Armazéns (no Mindelo - inaugurado em 2014, e na Praia - inaugurado em 2016) foram pensadas de forma a garantir que o armazenamento e a logística sejam feitos de acordo com as normas internacionais de boas práticas de armazenamento e distribuição do sector farmacêutico.

 

Seta Comercialização

A Emprofac faz a comercialização grossista de Medicamentos, abastecendo as principais estruturas de saúde, públicas e privadas, do país. A empresa comercializa ainda um variado leque de produtos de venda livre como Cosméticos, Produtos e Suplementos Alimentares, Produtos e Acessórios Médico-hospitalares, Reagentes de laboratório, etc.

Portanto, os produtos comercializados pela EMPROFAC dividem-se em dois grandes grupos: Medicamentos e Não-Medicamentos, que por sua vez estão organizados em 12 famílias (ver: Famílias de Produtos). No que toca a Medicamentos, a comercialização, tanto de produtos nacionais como importados, é regulada pela ARFA (Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares) e a EMPROFAC atua neste sector ainda em regime de exclusividade.

 

Seta Distribuição e Transporte

A distribuição é feita a nível nacional, a partir de dois Armazéns, um situado na Cidade da Praia (Ilha de Santiago), que garante o abastecimento das Ilhas de Sotavento (região sul do arquipélago), e outro no Mindelo (Ilha de São Vicente), que garante o abastecimento das Ilhas de Barlavento (região norte do arquipélago). Desta forma, a empresa consegue assegurar uma cobertura nacional e uma distribuição descentralizada e permanente a todas as Farmácias, Hospitais e outras estruturas de saúde do país. 

O transporte de medicamentos às Farmácias de Santiago e São Vicente é diariamente garantido pelas viaturas e pessoal da EMPROFAC. Para as restantes ilhas, o transporte é feito por via dos transportes aéreos e marítimos.